DISCOGRAFIA - ELVIS PRESLEY

Discografia de Elvis Presley




Introdução:

Elvis Aaron Presley, também conhecido como Elvis, foi um cantor, músico e ator estadunidense. Tido como um dos mais significantes ícones culturais populares, ele é frequentemente chamado de o Rei do Rock, ou simplesmente "O Rei".
Presley nasceu em TupeloMississippi, nos Estados Unidos, e mudou-se com sua família para o Memphis, no Tennessee, quando tinha 13 anos de idade. Sua carreira musical começou em 1954, gravando na Sun Records com o produtor Sam Phillips, que queria levar o som da música afro-americana para um público mais amplo. Presley, no violão de ritmo, e acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore e pelo baixista Bill Black, foi um pioneiro do rockabilly, uma fusão de música country e rhythm and blues.
Em 1953, concluiu os estudos. Mas nas horas vagas, cantava e tocava seu violão e, eventualmente, arriscava alguns acordes ao piano. As suas influências musicais foram a pop da época, particularmente Dean Martin; a country; a música gospel, ouvida na primeira igreja Assembléia de Deus da sua cidade, apreciava o cantor J. D. Sumner; além de seu apreço pela música erudita, particularmente a ópera. Um de seus maiores ídolos era o tenor Mario Lanza.
   
Desenvolvimento:


1: THAT'S ALL RIGHT / BLUE MOON OF KENTUCKY 
 Lançamento: 19 de julho de 1954
Selo: Sun
Formato: Single


Depois de Elvis passar pelo Sun Studio em julho de 1953 para gravar um acetato particular, Marion Keisker, secretária de Sam Phillips, dono do estúdio, percebeu que aquele seria um cantor de fama. Perguntado por ela sobre qual seria seu estilo, Elvis respondeu com as hoje já famosas frases "eu canto todos os estilos" e "eu não me pareço com ninguém". Vendo seu potencial após ouvir o acetato, Sam Phillips pediu a Marion que anotasse o nome do rapaz, o que ela fez junto a um bilhete que lia: "Ótimo cantor de baladas. Segure-o."



2: GOOD ROCKIN' TONIGHT / I DON'T CARE IF THE SUN DON'T SHINE 
Lançamento: 25 de setembro de 1954
Selo: Sun
Formato: Single


Com seu nome já conhecido na área de Memphis, Elvis estava empolgado com as vendas de seu primeiro disco e pronto para tentar criar mais do que o tinha levado ao nível em que agora se encontrava. Sua voz estava cada vez mais conhecida fora do Tennessee e os estados do Sul começavam a ouvir seu nome com maior frequência. Sua popularidade o colocou em shows na cidade e até mesmo em Nashville, onde se apresentou no famoso Grand Ole Opry.


3: YOU'RE A HEARTBREAKER / MILKCOW BLUES BOOGIE  
Lançamento: 28 de dezembro de 1954
Selo: Sun
Formato: Single


Depois do grande sucesso de seus dois primeiros discos na área de Memphis e no Sul dos EUA em geral, Elvis passou a ser mais cotado nos programas de rádio e festivais da região. A partir de outubro 1954, seu nome era o mais esperado em diversas feiras locais e a atração principal do Louisiana Hayride, onde permaneceu fazendo apresentações até o final de 1956. Os tempos estavam mudando e Elvis estava ficando muito grande para o humilde Sun Studio; em breve notícias que deixariam o país boquiaberto estariam na capa dos principais jornais da nação.


4: BABY LET'S PLAY HOUSE / I'M LEFT, YOU'RE RIGHT, SHE'S GONE 
Lançamento: 10 de abril de 1955
Selo: Sun
Formato: Single


O sucesso do compacto "Milkcow Blues Boogie / You're a Heartbreaker", lançado em 28 de dezembro de 1954, fez com que Sam Phillips e seu trio mágico assumissem um papel de liderança no mercado musical do Sul dos EUA. As apresentações de Elvis aumentaram consideravelmente a partir de outubro de 1954, quando o Louisiana Hayride passou a colocá-lo como estrela principal. Além disso, suas apresentações em outros grandes eventos, como o Grand Ole Opry e o Hank Snow All-Star Jamboree, ajudaram a atrair a atenção nacional e mundial.


5: MYSTERY TRAIN / I FORGOT TO REMEMBER TO FORGET  
Lançamento: 6 de agosto de 1955
Selo: Sun
Formato: Single


Com Elvis no topo das paradas com seu quarto compacto, "Baby Let's Play House / I'm Left, You're Right, She's Gone", Sam Phillips e seu trio continuavam na liderança do mercado musical. As apresentações aumentavam à medida que a imprensa colocava as mãos em um boato que se tornaria real em breve - Elvis iria para a RCA antes do fim do ano.


6: ELVIS PRESLEY 
Lançamento: 23 de março de 1956
Selo: RCA
Formato: LP


Elvis Presley, lançado no Reino Unido como Elvis Presley Rock n 'Roll, é o primeiro álbum de estúdio oficial de Elvis, seu primeiro LP e 6º trabalho audiofônico (contando singles EPs). Foi lançado pela RCA Victor, em mono, em 23 de março de 1956. As sessões de gravação ocorreram em 10 e 11 de janeiro nos estúdios da RCA em NashvilleTennessee, e em 30 e 31 de janeiro nos estúdios em Nova York. Material adicional foi retirado das sessões no Sun Studio, em MemphisTennessee, em 5 de julho, 19 de agosto e 10 de setembro de 1954, e em 21 de julho de 1955.


7: ELVIS  
Lançamento: 19 de outubro de 1956
Selo: RCA
Formato: LP


ELVIS é o segundo LP do cantor pela RCA. Assim como com o primeiro LP, "Elvis Presley", foi lançado no Reino Unido com uma capa diferente e intitulado Elvis Presley 2, sendo catalogado como Rock 'n' Roll nº 2 para aludir ao primeiro, vendido lá com o título Rock 'n' Roll. As sessões de gravação ocorreram em 1, 2 e 3 de setembro de 1956 no Radio Recorders em Hollywood, e uma faixa extra da sessão de 30 de janeiro foi usada para fechar o tempo e o número de faixas de um LP aceitável.



8: ELVIS' CHRISTMAS ALBUM 
Lançamento: 15 de outubro de 1957
Selo: RCA
Formato: LP


Em janeiro de 1957, Elvis gravou suas primeiras faixas Gospel na carreira. Elas foram lançadas em abril do mesmo ano, em um EP intitulado "Peace In the Valley", para testar a reação do público a um possível disco contendo somente canções religiosas. O sucesso do lançamento fez com que a RCA visse que havia bastante potencial de ganho na ideia e, por que não, na afirmação de que Elvis deveria ter seu próprio álbum de Natal, como Bing Crosby e Frank Sinatra já vinham fazendo anualmente há algum tempo.


9: FOR LP FANS ONLY
Lançamento: 23 de janeiro de 1959
Selo: RCA
Formato: LP



Após a indução de Presley no exército dos Estados Unidos em 24 de março de 1958, o diretor da RCA Victor, Elvis e o coronel Tom Parker enfrentaram a perspectiva de manter seu nome perante o público por dois anos sem possibilidade de apresentações ou filmes e poucos gravações ainda não lançadas. Uma sessão de gravação foi organizada às pressas em 10 de junho de 1958 para suprir essa demanda, produzindo faixas suficientes para cinco singles, que era o foco comercial para o Rock na década de 1950.


10: ELVIS IS BACK! 
Lançamento: 8 de abril de 1960
Selo: RCA
Formato: LP


Elvis Is Back! é o primeiro álbum de Elvis em seu retorno aos EUA, depois de servir dois anos ao exército na Alemanha, e o décimo LP pela RCA. Com canções gravadas em quatro dias no fim de março e começo de abril de 1960, este é o primeiro lançamento da RCA somente com material inédito até aquele momento, pois nenhum single das faixas presentes no LP foi vendido

11: HIS HAND IN MINE 
Lançamento: 10 de novembro de 1960
Selo: RCA
Formato: LP


His Hand In Mine é o décimo segundo disco de Elvis pela RCA e o primeiro  de três trabalhos Gospel no formato. As sessões de gravação ocorreram nos dias 30 e 31 de outubro de 1960, no RCA Studio B em NashvilleTennessee.



12: SOMETHING FOR EVERYBODY 
Lançamento: 17 de junho de 1961
Selo: RCA
Formato: LP


As sessões de gravação ocorreram em 8 de novembro de 1960 no Radio Recorders em Hollywood e em 12 de março de 1961 no RCA Studio B em NashvilleTennessee. O disco é um dos mais notáveis da discografia de Elvis, mas um dos que menos tem músicas conhecidas ou lembradas pelos fãs.


13: POT LUCK WITH ELVIS 
Lançamento: 5 de junho de 1962
Selo: RCA
Formato: LP


O álbum é dominado pela dupla de compositores Doc Pomus e Mort Shuman, que escreveram "Surrender" e o single "(Marie's the Name) His Latest Flame", que continha "Little Sister" no lado B. As faixas "Kiss Me Quick" e "Suspicion" seriam lançadas em um single que atingiria o Top 40 quase dois anos depois, em abril de 1964


14: HOW GREAT THOU ART 
Lançamento: 27 de fevereiro de 1967
Selo: RCA
Formato: LP


Em meados dos anos 1960, a  exposição de Elvis nas rádios era baixa e por muitas vezes nulas, devido ao fato de que seus LPs de música contemporânea eram escassos naquele período e trilhas sonoras nunca haviam sido bem vindas nas estações. Seu álbum Gospel anterior, "His Hand In Mine", de 1960, tinha sido um sucesso de vendas para a RCA, o que levou o Coronel a perceber que, como álbuns religiosos eram tocados sistematicamente em todas as estações na Páscoa Natal, nada melhor do que produzir um disco do tipo para reconquistar o espaço.



15: FROM ELVIS IN MEMPHIS 
Lançamento: 17 de junho de 1969
Selo: RCA
Formato: LP
  

Após Elvis voltar do exército em 1960, seu empresário, o Coronel Tom Parker, mudou o foco da carreira do cantor de shows e álbuns sérios para filmes e trilhas sonoras bobas. Em março de 1961, ele realizou o que seria seu último show pelos próximos oito anos: uma apresentação beneficente para a construção do Memorial USS Arizona na Boch Arena em Pearl HarborHavaí. Durante a primeira metade da década de 1960, três dos álbuns de trilha sonora de Presley alcançaram o primeiro lugar nas paradas pop e várias de suas canções mais populares eram de seus filmes, incluindo "Can't Help Falling In Love" de 1961 e "Return to Sender" de 1962.


1:6 BACK IN MEMPHIS
Lançamento: 14 de outubro de 1969
Selo: RCA
Formato: LP duplo


Back in Memphis é um disco considerado antológico, onde contém músicas gravadas no começo do ano de 1969 nas sessões que podem ser consideradas uma das melhores da carreira do rei do rock. Esse disco apresenta um dos maiores sucessos na carreira de Elvis, "In The Ghetto", essa canção fez tanto ou mais sucesso que "Suspicious Minds", canção lançada na mesma época, a letra de "In The Ghetto" é considera por muitos como uma das melhores de toda a sua carreira, inclusive melhor do que a de "Suspicious Minds".


17: ELVIS COUNTRY (I'm 10,000 Years Old) 
Lançamento: 2 de janeiro de 1971
Selo: RCA
Formato: LP


Enquanto Elvis gravava as faixas para "That's the Way it Is" no RCA Studio B de Nashville, um disco country foi lentamente aparecendo quando ele e seus músicos se divertiam em jam sessions entre o trabalho em uma canção e outra. "Little Cabin On the Hill", uma das preferidas de Elvis, cantada por ele desde criança, foi a responsável por fazer Felton Jarvis crer que um disco inteiramente country renderia bons frutos ao Rei do Rock e à RCA, positivando a ideia.

18: LOVE LETTERS FROM ELVIS 
Lançamento: 23 de junho de 1971
Selo: RCA
Formato: LP


Escolhidas as faixas para "That's the Way it Is" e "Elvis Country", além de seus respectivos singles, a RCA ainda tinha em mãos 11 Masters, incluindo o remake de "Love Letters". Como todas as canções falavam de algum tipo de amor, seja terreno ou divino, Felton Jarvis sentiu que poderia usar a regravação do sucesso de 1966, que àquela altura já tinha ganho o certificado de Ouro, para intitular o um novo LP - "Love Letters from Elvis".


19: ELVIS SINGS THE WONDERFUL WORLD OF CHRISTMAS 
Lançamento: 20 de outubro de 1971
Selo: RCA
Formato: LP


Elvis Sings the Wonderful World of Christmas é 77º LP de Elvis, seu segundo e último álbum natalino (não contando a reedição de budget de "Elvis' Christmas Album") e 179º trabalho audiofônico (incluindo singles e EPs). Ele contém faixas natalinas gravadas durante o final da Maratona de Nashville, de 15 a 17 de maio de 1971, e funciona como um lançamento Gospel e festivo ao mesmo tempo.


20: ELVIS NOW 
Lançamento: 20 de fevereiro de 1972
Selo: RCA
Formato: LP


Elvis Now é 78º LP de Elvis e 181º trabalho audiofônico (incluindo singles e EPs). Ele contém faixas gravadas durante entre 21 de janeiro de 1969 e 8 de junho de 1971, as quais são basicamente sobras das sessões que criaram grandes discos de sucesso naquele período.


21: HE TOUCHED ME 
Lançamento: 1 de abril de 1972
Selo: RCA
Formato: LP


He Touched Me é 79º LP de Elvis, seu terceiro e último disco Gospel, e 183º trabalho audiofônico (incluindo singles e EPs). Ele contém faixas gravadas durante o final da segunda parte da Maratona de Nashville, entre 15 de março e 10 de junho de 1971.


22: ELVIS (The Fool Album)
Lançamento: julho de 1973
Selo: RCA
Formato: LP


Elvis é um álbum de Elvis Presley lançado em 1973, também conhecido como The Fool. Para alguns, esse trabalho mostra o grande talento de Elvis, que gravou três canções ao piano em 1971 na cidade de Nashville, são elas; "It's Still Here", "I'll Take You Home Again, Kathleen" e "I Will Be True", as adaptações e arranjos são totalmente creditadas a Elvis Presley.


23: ELVIS (RCA Special Products)
Lançamento: 2 de agosto de 1973
Selo: RCA
Formato: LP duplo


Lançado apenas no Reino Unido, falta de informação disponível.


24: RAISED ON ROCK
Lançamento: 1º de outubro de 1973
Selo: RCA
Formato: LP


Juntamente com o álbum Elvis, foi lançado após o enorme sucesso de Aloha From Hawaii (embora todo o álbum de Elvis contivesse material gravado antes do show de Aloha). O álbum vendeu mais de um milhão de cópias em todo o mundo. Raised on Rock contém duas canções da dupla "Leiber/Stoller", dois dos compositores mais conhecidos da carreira de Elvis, que compuseram entre outras, "Jailhouse Rock" e "Hound Dog", as canções presentes neste trabalho são "If You Don't Come Back" e "Three Corn Patches".



25: GOOD TIMES
Lançamento: 20 de março de 1974
Selo: RCA
Formato: LP


Good Times é um álbum de Elvis Presley, lançado em 1974. O grande sucesso desse disco foi sem dúvida "My Boy", canção de grande sucesso na Europa e no Brasil em 1975, além dos EUA um ano antes; "My Boy" é uma versão de uma canção francesa chamada "Parce que je t'aime mon enfant" de 1967.


26: HITS OF THE 70'S
Lançamento: Novembro de 1974 (somente no Reino Unido)
Selo: RCA
Formato: LP


Reedição de Elvis Presley – Hit dos anos 70.




27- PROMISED LAND
Lançamento: 8 de janeiro de 1975
Selo: RCA
Formato: LP


Promised Land é um álbum lançado por Elvis Presley no início de 1975 e que fez um razoável sucesso em se tratando de vendas. A canção título, também fez um sucesso destacado, mas inferior a outras dos anos 70. 


28: TODAY
Lançamento: 7 de maio de 1975
Selo: RCA
Formato: LP


Elvis Today é um álbum de Elvis Presley, sendo pouco conhecido do grande público, entretanto, mostra grandes momentos na carreira de Elvis Presley, segundo especialistas, como por exemplo, "And I Love You So", "Shake A Hand", "Fairytale", "Pieces Of My Life", "I Can Help" e "Green Green Grass Of Home", essa última foi um grande sucesso de Tom Jones no final dos anos 60.




29: ELVIS - THE SUN COLLECTION
Lançamento: Julho de 1975 
Selo: RCA / Starcall
Formato: LP


Álbum lançado somente no Reino Unido.



30: ELVIS IN HOLLYWOOD
Lançamento: 7 de janeiro de 1976
Selo: RCA / Brookville Records
Formato: LP duplo





31: FROM ELVIS PRESLEY BOULEVARD, MEMPHIS, TENNESSEE

Lançamento: 1º de maio de 1976
Selo: RCA
Formato: LP


Nesse álbum Elvis atinge, na avalição dos ouvintes, notas musicais incríveis nas canções "Hurt" e "I'll Never Fall In Love Again", e registra, segundo os críticos, uma de suas melhores interpretações em "Danny Boy".


32: ELVIS IN DEMAND
Lançamento: 8 de janeiro de 1977 
Selo: RCA
Formato: LP


Álbum lançado somente no Reino Unido.




33: MOODY BLUE
Lançamento: 19 de julho de 1977
Selo: RCA
Formato: LP


Moody Blue é o título do último álbum do cantor Elvis Presley lançado em vida. Este disco é uma mescla de versões de estúdio e versões ao vivo. O álbum possui dois sucessos de Elvis Presley, "Moody Blue" e principalmente "Way Down". Esse LP tornou-se um grande sucesso de vendas nos EUA e Europa. A canção "He'll Have To Go" foi a última gravada por Elvis em estúdio, em outubro de 1976 na sua mansão Graceland.



ÁLBUNS AO VIVO:




34: ELVIS
Lançamento: 22 de novembro de 1968
Selo: RCA
Formato: LP



O 29º álbum da trilha sonora de Elvis contém parte das
canções que seriam vistas e ouvidas no especial  da NBC-
TV, que iria ao ar em 3 de dezembro de 1968 e redefiniria sua
carreira ao demonstrar que Elvis estava apto e querendo
retornar aos palcos depois de 12 anos no cinema. Ao contrário
do trabalho penoso das gravações de trilhas de filmes, este
mostrava um Elvis genuinamente animado com o projeto.


 35: ELVIS IN PERSON AT THE INTERNATIONAL HOTEL
LP duplo composto por:
- Elvis In Person at the International Hotel
(gravado ao vivo entre 24 e 26 de agosto de 1969)
- Back in Memphis (álbum de estúdio)
Lançamento: 14 de outubro de 1969
Selo: RCA
Formato: LP duplo



O álbum é 61º e 62º LP de Elvis, primeiro disco duplo do artista
contendo um resumo das melhores faixas dos shows de 1969 em
Las Vegas
Lançado em 14 de outubro de 1969, o LP foi um sucesso
imediato e alcançou o 12º lugar da Billboard Hot 200. Em
dezembro do mesmo ano o álbum ganhou a classificação Ouro
pela RIAA.


36: ON STAGE - FEBRUARY, 1970 
Lançamento: junho de 1970
Selo: RCA
Formato: LP


É 64º LP de Elvis e o primeiro de seus discos a não conter seu
nome na capa. Ele contém faixas gravadas ao vivo em agosto de
1969 e fevereiro de 1970 em Las Vegas
O trabalho alcançou o número 13 nas paradas da Billboard 200 e
Country. Foi certificado como Ouro pela RIAA em 23 de fevereiro
de 1971 e Platina em 15 de julho de 1999. Por sua importância,
permaneceu sendo impresso desde a sua data de lançamento e
vendeu mais de dez milhões de cópias globalmente


37: ELVIS AS RECORDED AT MADISON SQUARE GARDEN 
Lançamento: 18 de julho de 1972
Selo: RCA
Formato: LP


81º LP de Elvis contém o show completo das 20:30 de 10 de
junho de 1972 no Madison Square Garden, em Nova York, a
penúltima das únicas quatro apresentações naquela cidade.


38: ALOHA FROM HAWAII: VIA SATELLITE
Lançamento: 4 de fevereiro de 1973
Selo: RCA
Formato: LP duplo


Um álbum especial de Elvis Presley que foi gravado
ao vivo do Hawaii em janeiro de 1973 e exibido em
40 países
Foi o primeiro show de música ao vivo via satélite,
primeiramente ele foi exibido para alguns países da Europa, Ásia
e Oceania, tendo quebrado todos os recordes de público e sendo
exibido dias depois nos demais países.

39: ELVIS AS RECORDED LIVE ON STAGE IN MEMPHIS
Lançamento: 7 de julho de 1974
Selo: RCA
Formato: LP


É um álbum ao vivo de Elvis Presley, considerado por
conhecedores de sua obra, como uma de suas melhores
performances ao vivo. Esse álbum, na opinião de muitos, mostra
de forma contundente o que Elvis resolvera fazer em sua
carreira, ou seja, canções com arranjos grandiosos, quase
sempre contando com a participação de orquestras e com ótimas letras.


40: ELVIS IN CONCERT 
Lançamento: 3 de outubro de 1977
Selo: RCA
Formato: LP duplo


O 83º LP de Elvis (incluindo trilhas sonoras e compilações), foi
gravado durante dois dias em concertos em Omaha, Nebraska,
em 19 de junho, e Rapid City, South Dakota, no dia 21. O
produtor de Elvis para a RCA Victor, Felton Jarvis, produziu as
gravações, que foram feitas em fitas multitrack de 4 trilhas. De
acordo com Elvis: The Illustrated Record de Roy Carr e Mick
Farren, as apresentações foram capturadas com a intenção de
produzir um especial de televisão natalino, mas a condição física
de Elvis colocou o projeto em espera. Depois de sua morte, foi
decidido continuar com o especial como uma homenagem.
Lançado após a morte do cantor é a última gravação ao vivo do
músico de maneira oficial antes de seu falecimento


Curiosidades:


Presley é o artista solo mais vendido na história da música. Ele obteve sucesso comercial em muitos gêneros, incluindo pop, country, blues e gospel. Presley ganhou três Grammys competitivos, recebeu o Grammy Lifetime Achievement Award aos 36 anos de idade, e foi incluído em vários halls of fame.
Sobrevivente ao parto de gêmeos univitelinos, onde o irmão Jessie Garon nascera morto. Nos primeiros anos de vida, cresceu em meio aos destroços de um furacão que devastou a cidade em abril de 1936. O estado do Mississipi era nessa época um centro do racismo americano, mas a tragédia propiciou uma união entre brancos e negros, que ignoraram, por algum tempo, o conflito racial, em prol da reconstrução da cidade.
Em setembro de 1948, a família Presley mudou para Memphis, onde morou por bastante tempo em condições precárias. Entre 1948 e 1954, Elvis trabalhou em várias atividades: de lanterninha de cinema a motorista de caminhão.
   











Comments

Popular posts from this blog

DISCOGRAFIA MOZART